FAQS Hotstart
Por que devo aquecer o motor?
Os motores com combustão interna e seus componentes foram originalmente projetados para operar em uma faixa de temperatura ideal, incluindo pistões, cilindros, rolamentos e o óleo lubrificante. Enquanto o motor está em operação, o sistema de arrefecimento específico do motor atua como uma proteção para garantir que essa faixa de temperatura não seja excedida.
Quando um motor é desligado ou está em modo de espera, esses componentes irão gradualmente resfriar à temperatura ambiente. Sem um sistema de aquecimento específico que pré-aqueça e faça circular líquidos essenciais, um motor deve atingir a temperatura ideal antes de aceitar uma carga pesada ou sofrerá um risco de desgaste natural desnecessário. Sempre que o motor voltar a ser ligado após uma partida a frio, isso poderá provocar problemas dispendiosos ao longo do tempo, incluindo o aumento de emissão de poluentes e falta de lubrificação entre outros problemas. Para evitá-los, os motores podem ser mantidos em marcha-lenta durante o tempo de inatividade — mas isso gera as desvantagens como desperdício de combustível e aumento nos gastos.
Aquecer continuamente um motor durante o tempo de inatividade da máquina ou pré-aquecer imediatamente antes da partida elimina as partidas a frio e os problemas resultantes de repetidas partidas a seco - sem desperdiçar combustível nem reduzir a vida útil de operação do motor.
Os sistemas de pré-aquecimento para motores são importantes para garantir a confiabilidade de partida dos motores em aplicações críticas como data centers, hospitais, aeroportos.
A necessidade de usar sistemas de aquecimento não se dá apenas em invernos rigorosos mas também em qualquer aplicação em que a temperatura operacional de um motor típico esteja a uma temperatura inferior a 38°C.
Um data center nos trópicos tem a mesma probabilidade de utilizar um sistema de aquecimento de motores de um data center localizado em um local com clima frio - pois o sistema precisará manter o motor quente durante a noite, quando a temperatura cair ou durante breves períodos frios . Além disso, os sistemas de aquecimento de motores podem, da mesma forma, estar em ambientes relativamente quentes e de alta umidade como em portos de transporte ou instalações litorâneas de compressão de gás para impedir condensação nos cilindros do motor e reservatórios de óleo durante períodos de inatividade.
Em suma, os sistemas de aquecimento de motores são uma solução com excelente relação custo-benefício para promover a máxima confiabilidade do motor e sua vida operacional, independentemente das condições climáticas.
Como devo escolher um aquecedor para o motor?
Os sistemas de pré-aquecimento da HOTSTART possuem uma ampla variedade de modelos e potências ; assim, selecionar o sistema certo para o motor pode parecer uma decisão difícil.
A escolha correta da potência da resistência de pré-aquecimento quase sempre é a consideração mais importante. Se a potência for baixa demais, a resistência de pré-aquecimento terá dificuldade em manter o bloco do motor na temperatura ideal, aumentando assim gastos com eletricidade. Uma resistência de pré-aquecimento com potência acima do que o sistema necessita, terá um custo mais alto e ainda reduzirá a vida útil das mangueiras e das vedações.
Antes de selecionar o sistema de aquecimento, é importante estar familiarizado com o tamanho do motor e da a quantidade total de líquido de arrefecimento necessário na camisa de água. Você também precisará levar em consideração os seguintes fatores:
- A temperatura mais baixa à qual você espera que o motor esteja exposto
- Caso o motor for seja submetido ao vento ou a outros fatores que reduzam a eficácia no aquecimento;
- Caso você utilize diversos sistemas (sistema de líquido de arrefecimento e óleo ou um sistema de líquido duplo) para aquecer o motor;
- Caso você queira instalar um sistema de aquecimento por termossifão (baseado em convecção) ou de circulação forçada (acionado por bomba).
Para sistemas de aquecimento tipo termossifão e aquecedores HOTflow®, esses fatores podem ser simplificados em uma única regra básica, que usa o tamanho de deslocamento do motor e a menor temperatura esperada como ponto de partida. Para a maioria das aplicações de motores de porte pequeno ou médio (5 a 50 litros), essa regra proporcionará uma boa estimativa da potência de aquecimento.
- Se a temperatura do local onde está instalado o motor permanecer acima de −18°C:
3 × [deslocamento do motor em polegadas cúbicas] = potência em watts do aquecedor ou
183 × [deslocamento do motor em litros] = potência em watts do aquecedor.
- Se a temperatura do local onde está instalado o motor ficar abaixo de −18°C:
5 × [deslocamento do motor em polegadas cúbicas] = potência em watts do aquecedor ou
305 × [deslocamento do motor em litros] = potência em watts do aquecedor.
Em motores maiores ou em aplicações mais complexas, principalmente as que exigem múltiplos sistemas de aquecimento, maiores volumes de líquidos ou outros fatores, é aconselhável trabalhar diretamente com um representante da HOTSTART para melhor especificar o sistema de aquecimento que proporcionará a potência de calor necessária.
Onde devo instalar o aquecedor?
Os aquecedores HOTSTART foram projetados para áreas de instalação reduzidas, e ocupam um espaço mínimo ao mesmo tempo que proporcionam máxima potência de aquecimento. Dependendo do tipo de aquecedor, os mesmos podem ser rosqueados diretamente no bloco ou montados externamente em um suporte do tipo pedestal ou na placa.
Na maioria dos casos, a HOTSTART não recomenda fixar sistemas de aquecimento diretamente no próprio motor. Quando expostos à vibração do motor e sem amortecimento, os sistemas de aquecimento podem sofrer problemas ao longo do tempo, incluindo problemas com a conexão elétrica ou com vazamentos. As exceções a essa regra incluem aquecedores com bloco de entrada ou aquecedores para óleo (da série OW/OE), que devem ser instalados diretamente na camisa de água ou no reservatório de óleo.
Para sistemas de aquecimento externos, a HOTSTART recomenda a instalação do aquecedor em um skid isolado contra vibrações ou em um local semelhante protegido contra as vibrações do motor. O sistema de aquecimento CTM HOTSTART oferece um kit opcional de isolamento de vibração que permite instalar nos casos em que o isolamento das vibrações talvez não esteja possível, como no compartimento do motor de um veículo ou no compartimento de um gerador do tipo cabinado.
As válvulas de isolamento de fluxo total também são uma boa opção a ser considerada na instalação do sistema de aquecimento, já que permitem que a manutenção do sistema de aquecimento seja realizada sem exigir que o líquido de arrefecimento do motor seja drenado.
A orientação do sistema de aquecimento também é uma consideração importante na instalação do sistema de aquecimento. Alguns sistemas, como TPS, CTM e CSM, têm uma única opção de orientação. Entretanto, o TPS e o CTM foram projetados para permitir que as aberturas de entrada e de saída sejam ajustadas para facilitar o roteamento da mangueira.
Outros sistemas de aquecimento HOTSTART, como o CKM e os aquecedores em estilo de tanque (da série CB/CL, SB/SL, WL e EE) podem ser montados na horizontal ou vertical. É importante observar que as instalações verticais exigem cautela durante o roteamento das mangueiras, pois quaisquer dobras e mangueiras horizontais muito longas devem ser evitadas para assegurar que não se formem bolsões de ar. Em casos raros, os aquecedores em estilo de tanque também podem ser montados levemente inclinados, elevando a saída acima da entrada, para promover o fluxo do líquido através do sistema. Para instalar o aquecedor adequadamente, consulte as instruções de instalação do modelo correspondente.
Aquecedores de imersão direta, incluindo os aquecedores para óleo das séries OW e OE, devem ser montados na parede lateral de um tanque de líquido ou cárter, mantendo uma distância mínima do fundo do recipiente para evitar acúmulo de sedimentos. Os aquecedores de imersão devem estar completamente imersos em líquido durante o aquecimento para evitar a queima do elemento de aquecimento. Além disso, aquecedores de imersão jamais devem ser instalados apontados para cima e instalados na parte inferior de um reservatório ou cárter, pois o elemento de aquecimento poderá sofrer exposição ao ar se o nível de líquido for alterado.
Como escolher as portas no motor?
Alguns aquecedores de imersão direta, como os aquecedores para o bloco de entrada, foram desenhados para uma porta específica no motor, e devem ser instalados na mesma para operar de forma adequada. A porta pode ser localizada no manual de instruções do modelo específico do motor.
Para sistemas de aquecimento de líquido de arrefecimento instalados na parte externa em relação à camisa de água do motor, como os aquecedores por termossifão ou os aquecedores HOTflow®, a seleção de porta desempenha um papel importante para garantir o prolongamento da vida útil e a confiabilidade do aquecedor. Existem duas portas no motor que devem ser empregadas exclusivamente para o sistema de aquecimento: a porta de alimentação e a porta de retorno. Ambas portas devem atender ao tamanho mínimo exigido para o aquecedor a ser instalado. Verifique o manual de instruções do aquecedor para verificar os requisitos mínimos de tamanhos de portas.
Porta de alimentação
A porta de alimentação permite que o líquido de arrefecimento frio flua do motor para o sistema de aquecimento. A porta de alimentação deve estar localizada o mais baixo possível na camisa de água do motor para assegurar que o líquido de arrefecimento mais frio entre para o sistema de aquecimento. Na maioria das configurações de motor, o ponto ideal mais baixo está localizado em direção à parte dianteira do motor, próximo à mangueira inferior do radiador.
Porta de retorno
A porta de retorno permite que o líquido de arrefecimento aquecido flua do sistema de aquecimento de volta para a camisa de água do motor. Essa porta deve estar localizada na parte superior da camisa de água do motor por duas razões principais:
- Colocar a porta de retorno na parte superior do motor assegura que a mesma fique o mais distante possível da porta de alimentação. Colocar as duas portas separadas garantirá que o líquido de arrefecimento se movimente de forma uniforme no bloco do motor, reduzindo áreas extremamente aquecidas ou frias.
- Colocar a porta de retorno na parte superior do bloco do motor assegura que o líquido de arrefecimento aquecido se movimente de forma uniforme em direção à camisa de água do motor à medida que ele esfria, fluindo com a gravidade ao invés de ir contra a mesma. Colocar a abertura de retorno na parte inferior na camisa do motor faz o líquido de arrefecimento aquecido se deslocar para cima; na maioria dos casos, esse líquido de arrefecimento aquecido esfria rapidamente e começa a fluir para baixo antes de chegar à parte superior da camisa de água, criando áreas frias e reduzindo a eficácia do aquecedor.
A porta de retorno também deve estar distante do termostato do motor, o qual geralmente está localizado perto da mangueira do radiador superior e em direção à parte dianteira do motor. Se for colocado perto deste termostato, o líquido de arrefecimento aquecido da porta de retorno poderá acionar o termostato do motor, fazendo com que que o líquido de arrefecimento aquecido flua para o radiador e não para o bloco do motor. O líquido de arrefecimento quente que se move através do radiador esfriará rapidamente e resultará em redução drástica do aquecimento do motor enquanto o radiador seguirá afastando o calor do bloco do motor.
Posicionar a porta de retorno na parte superior traseira do motor elimina a possibilidade de acionar o termostato do motor e assegura que a mesma esteja o mais distante possível da porta de alimentação, maximizando a eficácia do aquecedor do motor.
Para motores do tipo V, o fluxo de líquido por todo o bloco do motor é importante. Para promover o fluxo cruzado, a porta de alimentação pode ser instalada no lado oposto do motor em relação ao aquecedor. Extraído do ponto mais baixo no lado oposto, o líquido de arrefecimento aquecido do motor fluirá no sentido do comprimento e da largura do bloco, maximizando ainda mais a eficácia do aquecedor de motor e ao mesmo tempo, minimizando a perda de calor. Se a porta de retorno estiver localizada no lado oposto do motor ao invés da porta de alimentação, a mangueira de retorno poderá ter um grande comprimento e poderá aumentar a perda de calor e resultar em dobras que podem criar bolsões de ar, possivelmente reduzindo a eficácia de aquecimento e a vida útil do sistema de aquecimento.
Que tamanho de mangueiras e conexões devo utilizar?
Para aquecedores do tipo termossifão e HOTflow® e sistemas de circulação forçada de maior capacidade, é importante certificar-se de que as mangueiras e conexões atendam aos requisitos mínimos de tamanho para garantir o fluxo máximo de líquido aquecido através de todo o bloco do motor, cárter ou compressor.
Tamanhos mínimos de encaixe na porta do termossifão:
TPS | 500-2000 watts | 3/8 polegada NPT |
CB/CL/SB/SL | 1500-3000 watts | 1/2 polegada NPT |
CL/SL | 4000-6000 watts | 3/4 polegada NPT |
WL/EE | 1500-5000 watts | 3/4 polegada NPT |
Diâmetros internos mínimos da mangueira do termossifão:
TPS | 500-2000 watts | 5/8 polegada |
CB/CL/SB/SL | 1500-3000 watts | 3/4 polegada |
CL/SL | 4000-6000 watts | 1 polegada |
WL/EE | 1500-5000 watts | 1 polegada |
Diâmetros internos mínimos da porta do HOTflow®:
CTM | 1000 - 2500 vatios | 3/8 polegada NPT |
CKM | 3000 - 6000 vatios | 3/4 polegada NPT |
CSM | 3000 - 12000 vatios | 3/4 polegada NPT |
Diâmetros internos mínimos da mangueira HOTflow®:
CTM | 1000 - 2500 vatios | 5/8 polegada |
CKM | 3000 - 6000 vatios | 1 polegada |
CSM | 3000 - 12000 vatios | 1 polegada |
Sistemas de aquecimento de circulação forçada
Os requisitos de canalização para sistemas de aquecimento de circulação forçada variam de acordo com o modelo e da configuração do sistema, da bomba instalada e do tipo de líquido. Consulte o Manual de Instalação e Operação para obter os seus requisitos mínimos específicos. Contudo, todos os sistemas de circulação forçada exigem que:
- A linha de alimentação tem que ter no mínimo o mesmo tamanho da entrada da bomba. A HOTSTART recomenda o uso de mangueiras com o maior diâmetro interno que seja prático para maximizar o fluxo.(duvida na interpretação)
- A porta de alimentação (de sucção) dos sistemas de líquido de arrefecimento deve ser instalada o mais baixo possível na camisa de água do motor.
A porta de sucção dos sistemas de óleo deve ser instalada o mais baixo possível no cárter de óleo do motor ou do compressor. Contudo, ela não deve ser instalada na parte inferior do cárter ou em posição tão baixa que permita que detritos ou sedimentos entrem no sistema de aquecimento. A HOTSTART recomenda a instalação de uma válvula de retenção (sem retorno) do tipo articulado ou de fluxo total o mais próximo possível da abertura de sucção para evitar que o óleo flua de volta para o cárter.
O que é necessário para instalar um aquecedor?
Os procedimentos e as ferramentas para instalação do aquecedor variam de acordo com o tipo e o modelo do aquecedor que está sendo instalando. Contudo, existem alguns conceitos básicos que provavelmente serão necessários para cada instalação. No mínimo, será necessário drenar o líquido de arrefecimento e/ou o óleo lubrificante do sistema antes de instalar o aquecedor. Também será necessário selecionar as portas de alimentação e de retorno no bloco do motor ou no cárter para cumprir com as diretrizes de posicionamento e os requisitos de tamanho mínimo. Para instalações de aquecedores do tipo termossifão ou HOTflow®, será necessário ligar o motor para remover o ar do sistema antes de energizar o aquecedor pela primeira vez; portanto, certifique-se de ter acesso para ligar o motor quando o aquecedor estiver instalado.
Antes da instalação:
- Para sistemas de aquecimento por líquido de arrefecimento, drene o líquido de arrefecimento do bloco do motor e do radiador;
- Para sistemas para óleo e para líquido duplo, drene o óleo lubrificante do cárter ou da bandeja;
- Selecione as portas no bloco do motor ou no cárter para cada porta de alimentação e de retorno do sistema de aquecimento;
- Selecione o local de instalação do aquecedor e caso necessário, instale o isolamento de vibração apropriado;
- Planeje o roteamento da mangueira do local de instalação do aquecedor para cada porta;
Ferramentas a serem utilizadas:
- Ferramentas básicas incluindo chaves de fenda, chaves inglesas e chaves-estrelas;
- Ferramentas elétricas básicas;
- Bacia ou balde e panos;
- Proteção ocular e luvas;
Tubulação:
- Mangueiras (consulte as instruções para determinar o diâmetro interno mínimo);
- Encaixes para as portas (consulte as instruções para determinar tamanhos mínimos);
- Válvulas de isolamento de fluxo total (recomendadas para manutenção);
Parte Elétrica:
- Fonte de alimentação com tomada ou conectada por cabos com aterramento adequado compatível com a especificação do aquecedor;
- Ponto de desconexão da alimentação (recomendado para todos os aquecedores com cabo);
- Uma fonte de sinalização de operação do de motor de 24 volts para operação automática remota dos modelos CSM e sistemas industriais de circulação forçada (normalmente a bomba de combustível do motor)
- Para todos os sistemas trifásicos ou sistemas monofásicos que exijam um contator e/ou um transformador, uma caixa de controle deverá ser fornecida pelo cliente (verifique as instruções de instalação do modelo específico);
- Todos os demais componentes elétricos são recomendados segundo instruções do modelo específico, tal como um interruptor de nível de líquido para aquecedores industriais de imersão;
Extras:
- Um termômetro a laser ou infravermelho ou ferramenta similar para checar a operação ou solucionar problemas de instalação.
Por que preciso ligar o gerador antes de usar o aquecedor pela primeira vez?
Para aquecedores para o bloco de entrada, por termossifão e HOTflow, as instruções de instalação da HOTSTART recomendam ligar o motor até atingir a temperatura operacional antes de energizar o aquecedor pela primeira vez.
Quando um motor é ligado à temperatura operacional, o termostato do motor se abre, permitindo que o líquido de arrefecimento flua através do radiador e retorne ao bloco do motor. Durante esse processo, a bomba de água do motor move o líquido de arrefecimento através de todo o bloco do motor até o radiador e qualquer ar presente será purgado do sistema.
Ao utilizar o próprio método do motor para purgar o ar do sistema de refrigeração, você assegura que a bomba de água do motor mova o líquido de arrefecimento através de todo o sistema (incluindo as linhas do aquecedor e de canalização recém instaladas) e retire todos os bolsões de ar ou bolhas que possam ter se formado durante o processo de instalação.
Se esses bolsões de ar estiverem presentes quando o aquecedor for energizado, eles poderão obstruir o fluxo do líquido. Essa falta de fluxo pode fazer com que o elemento de aquecimento ferva o líquido de arrefecimento, criando um bolsão de ar ainda maior e expondo o elemento ao ar. Um elemento exposto diretamente ao ar pode falhar imediatamente, exigindo a substituição do elemento ou de toda a unidade de aquecimento. Ligar o gerador antes de usar o aquecedor pela primeira vez é rápido, fácil e é a melhor maneira de garantir que seu sistema de aquecimento esteja pronto desde o primeiro dia. Caso surjam outras dúvidas sobre como instalar e energizar o seu aquecedor pela primeira vez, entre em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente.
Como posso reduzir o custo de possuir um aquecedor de motor?
Para veículos de frota instalados com aquecedores para o bloco de entrada ou aquecedores para óleo com imersão direta, a questão de economia com gastos geralmente depende do clima, pois os aquecedores geram gastos com eletricidade se estiverem continuamente energizados. Se permanecerem acionados todas as noites, independentemente das condições, é possível que você tenha gastos desnecessários com eletricidade. Todavia, depender do pessoal de manutenção ou de alarmes para ativá-los pode resultar em partidas a seco, se as temperaturas caírem inesperadamente ou pior ainda, se eles não estiverem energizados.
O cabo TwinStat é uma solução de fácil implementação para esse tipo de problema. Aquecedores equipados com este cabo somente são ativados se a temperatura externa ficar abaixo de (4°C). Se as temperaturas na primavera ou no outono permanecerem amenas, os aquecedores permanecem desligados e não utilizam eletricidade. Se as temperaturas caírem, o cabo automaticamente energiza o aquecedor, protegendo o equipamento e proporcionando todos os benefícios inerentes ao aquecimento do motor, incluindo a partida fácil na manhã seguinte.
Em uma aplicação típica de gerador standby, provavelmente se consome muito mais energia do que se produz durante sua vida útil. Um dos fatores prováveis é o sistema de aquecimento do motor, instalado para cumprir a norma NFPA 110 para sistemas elétricos de emergência e de reserva, que especifica que um gerador deve ser capaz de assumir uma carga total dentro de dez segundos a partir da partida do motor.
Para cumprir esse requisito, muitos grupos geradores vêm de fábrica equipados com um único sistema de aquecimento por termossifão simples ou dois termossifões. Esses sistemas de aquecimento podem proporcionar o aquecimento necessário ao motor para assegurar que o grupo gerador cumpra com as exigências da carga; entretanto, seu método de circulação é menos eficiente quando comparado com uma unidade acionada por bomba. Em muitos casos, se um grupo gerador estiver equipado com dois aquecedores tipo termossifão o mesmo pode ser substituído por uma única unidade acionada por bomba.
Como o aquecedor por termossifão depende da convecção para fazer o líquido circular, o elemento de aquecimento deve aquecer o líquido até uma temperatura muito elevada para promover o fluxo. Durante a vida útil do aquecedor, essa alta demanda de potência torna-se cumulativa. Além disso, as temperaturas mais elevadas produzidas por um aquecedor por tipo termossifão podem exigir que as mangueiras sejam substituídas com maior frequência, o que também aumenta o total dos gastos com aquisições.
Nesses casos, a substituição de um sistema de aquecimento antigo baseado em convecção por um sistema de circulação forçada (como o aquecedor HOTflow®, da HOTSTART) pode reduzir consideravelmente os gastos com eletricidade, em alguns casos em até 35%. Substituir dois aquecedores de convecção por um único aquecedor também reduz a complexidade geral do sistema e pode reduzir os gastos de manutenção. Por fim, as linhas de tubulação não estarão expostas às altas temperaturas exigidas pela circulação do termossifão e duram mais entre as atividades de manutenção de rotina, reduzindo ainda mais o tempo e os custos com manutenção.
Como posso ter certeza de que o aquecedor está funcionando corretamente?
Nossos sistemas de circulação forçada de maior capacidade, incluindo os destinados ao uso em aplicações de petróleo e gás ou os sistemas de motores marítimos, são equipados com conexões que permitem que falhas em sinais e estados operacionais sejam transmitidos à interface do sistema do usuário, com informações atualizadas sobre o estado e a condição do sistema de aquecimento.
Para sistemas menores, a avaliação do desempenho do aquecimento pode ser realizada com algumas ferramentas extras. Em alguns casos, um aquecedor com defeito pode ser reparado sem muita complexidade. Em outros casos, o seu desempenho pode ser significativamente melhorado.
Para aquecedores tipo termossifão, o processo pode ser mais desafiador pois a circulação ocorre exclusivamente por aquecimento. Contudo, uma vez instalado, um aquecedor tipo termossifão deve começar a aquecer a mangueira de retorno. Os técnicos podem detectar imediatamente essa ação de aquecimento pelo toque, confirmando que o líquido de arrefecimento aquecido está fluindo para o bloco do motor.
Se você contar com um termômetro infravermelho a laser, as temperaturas da mangueira de retorno, da mangueira de alimentação, do tanque do aquecedor e do bloco do motor podem ser confirmadas. Usando uma câmera infravermelha ou um dispositivo para registro, você pode levar esta solução de problemas um passo adiante, captando imagens do desempenho no aquecedor e no bloco do motor. Esses dispositivos de registro em infravermelho são ferramentas excelentes para resolver problemas, bem como para melhorar instalações dos aquecedores, pois podem detectar tanto pontos quentes como áreas frias em aplicações dos tipos termossifão e HOTflow®.
Problemas comuns incluem:
Falta de calor do sistema de aquecimento. Se a temperatura do líquido estiver acima da faixa do termostato do aquecedor (em função de temperatura ambiente quente ou de operação recente do motor), o aquecimento não ocorrerá até que o líquido esfrie e esteja abaixo dessa temperatura. Ausência de calor pode significar ausência de alimentação; portanto, verifique se a fonte de alimentação e o cabo do aquecedor estão danificados. Se o sistema ainda não estiver produzindo calor, o termostato ou o elemento deve ser testado para se certificar de que estão operando normalmente.
Aquecimento contínuo. Normalmente, sistemas de termossifão são ativados aproximadamente quatro vezes por hora. Se o aquecedor estiver continuamente ligado sem desligamento periódico, isso pode significar que o aquecedor não tem potência suficiente para a aplicação ou o motor está perdendo o calor mais rápido do que a capacidade de circulação do aquecedor através do bloco do motor. Quedas súbitas de temperatura, exposição a ventos fortes ou perda de calor excessiva pelo radiador podem afetar o desempenho do aquecedor. Se houver suspeita de que a abertura de retorno do aquecedor está localizada muito próxima do termostato do motor, você poderá verificar se há perda de calor para o radiador usando um termômetro infravermelho ou uma câmera térmica.
Caso você continue tendo problemas em operar o aquecedor ou estiver procurando sugestões ou dicas referentes à instalação e à operação, entre em contato diretamente com a equipe de atendimento da ECCO para receber atendimento e suporte.