O que você precisa saber sobre agricultura de precisão?

outubro 3, 2018

Um dos mais novos conceitos no campo da agricultura é a agricultura de precisão. Quando pensamos nas atividades desse setor, logo vem a nossa mente máquinas rasgando o campo de grãos e o uso de fertilizantes e outros materiais.

É preciso destacar que as máquinas também são responsáveis por compactar o solo e acelerar o processo de erosão. Além disso, o terreno ficará escarificado e sem a devida proteção. O uso de fertilizantes e defensivos podem ser responsáveis pela contaminação de partes do solo.

Contudo, o mundo contemporâneo está passando por grandes mudanças, e a agricultura de precisão chegou para mudar a forma como os processos são realizados.

Assim, pode-se dizer que haverá uma melhora considerável no gerenciamento das propriedades, maximizando o retorno econômico, social e ambiental. É preciso deixar claro que a agricultura de precisão busca o detalhamento do sistema de produção agrícola como um todo — e não apenas as aplicações de insumos.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja o que você precisa saber sobre agricultura de precisão!

Afinal, o que é a agricultura de precisão?

A melhor maneira de compreender o conceito de agricultura de precisão se dá pelo exercício de pensar na possibilidade de se contar com máquinas inteligentes no campo que, por meio de análise de dados do solo, sejam possíveis de demonstrar as reais necessidade de cada fragmento dos talhões. Seria fantástico, não é mesmo?

Atividades como a pulverização, o lançamento de taxas variáveis de fertilizantes e a aplicação localizada de alguns defensivos poderiam ser realizadas de forma automática. Bom, esse é o conceito de agricultura de precisão.

Contudo, esse conceito abrange outros pontos importantes, como o uso de sistemas inteligentes para a realização da irrigação de precisão, mapeamento das condições de plantio e análise da variabilidade do solo e do clima de uma determinada região, provendo maior produtividade e sustentabilidade nas culturas, entre outras atividades.

Assim, podemos afirmar que a agricultura de precisão busca aliar um conjunto de práticas agrícolas às mais novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data. 

É importante destacar que, diferentemente da agricultura convencional, em que a área produtiva é vista como homogênea (fazendo com que os produtores utilizem necessidades médias do espaço para a inserção de insumos), a agricultura de precisão nos dá uma nova abordagem. Agora, é possível gerir cada espaço do campo produtivo, entendendo que cada pedaço apresenta características diferentes e particulares. O resultado é impressionante.

É possível aplicar a agricultura de precisão com excelência?

Para aplicar a agricultura de precisão com excelência, é preciso se atentar a três pontos importantes: revolução gerencial, tecnologia da informação e valor agregado da produção. É fundamental que esses três pontos consigam trabalhar em conjunto, estabelecendo o aperfeiçoamento da produtividade, da qualidade, do volume de produção e da redução de custos dos produtos para conseguir competir no mercado.

Quais as principais vantagens de se utilizar a agricultura de precisão?

Os avanços tecnológicos em termos de sensores e dados foram responsáveis por trazer mais agricultores para o mercado de agricultura de precisão. Obviamente, todos estão buscando por maneiras de maximizar os lucros e reduzir os desperdícios. Dessa forma, podemos dizer que a aplicação da tecnologia permite um controle mais preciso das aplicações em diversas frentes, como semeadura, pulverização, adubação, entre outras. 

Também é possível realizar testes em grãos, permitindo que os agricultores tomem decisões baseadas em informações sobre o desempenho apresentado em campo, identificando quando determinada área está apta para colheita. Outra vantagem dessa tecnologia será fundamental, principalmente quando os custos com equipamentos, sementes e combustíveis continuarem representando parcelas importantes no processo produtivo. Em outras palavras, a eficiência será cada vez mais buscada.

É possível destacar que, apesar dos desafios em transformar conhecimento em tecnologias simples, a agricultura de precisão poderá ser adotada por grandes e pequenos produtos, impactando diretamente nos principais sistemas produtivos. 

Além disso, as novas oportunidades de pesquisa sobre o assunto nos mostram que o uso de tecnologias em automação, como drones, sensores, robôs, processamento de imagens, rede sem fio, entre outras coisas também serão vantagens consideráveis dessa revolução tecnológica.

É possível aumentar a produtividade agrícola?

É importante destacar que a agricultura de precisão não pode ser utilizada apenas para a redução de custos no agronegócio. É possível, também, aumentar a produtividade agrícola, por meio da análise dos dados fornecidos pelas máquinas inteligentes. Podemos chamar esse novo momento vivido no agronegócio como agricultura 4.0, que é responsável por utilizar a análise de dados e um sistema de gestão conectado a máquinas para inovações em biotecnologias, conseguindo aumentar o volume da colheita.

Não podemos deixar de mencionar que as intervenções para mudar a fertilidade do solo podem ajudar a reduzir os desequilíbrios. Em um primeiro momento, o resultado será a redução de custos. Entretanto, em um segundo momento, o resultado será o aumento da produção agrícola. Vale a pena investir, não é mesmo?

Existem mitos e verdades sobre o tema?

A agricultura de precisão ainda é um tema novo no mercado, o que gera certa desconfiança por parte dos consumidores. Como acontece em qualquer outro mercado, existem mitos e verdades sobre o assunto que devem ser esclarecidos. Acompanhe.

A agricultura de precisão deve ser utilizada somente em grandes propriedades

Muitas pessoas acreditam que a agricultura de precisão deve ser utilizada somente em grandes propriedades, mas esse é um dos mitos do assunto. Essa técnica pode ser empregada em qualquer propriedade, independentemente do seu tamanho. 

Qualquer tipo de propriedade pode apresentar variáveis que influenciam no processo de produção. Pequenos agricultores, por exemplo, podem verificar a variabilidade mais facilmente, por conta de já saberem como foi a produção em determinado ano ou se houve mudanças bruscas de temperatura.

Assim, a agricultura de precisão trabalhará com essas informações, aumentando a produtividade. Os dados permitirão a comparação e verificação da melhor maneira de se atuar no futuro.

O manejo depende de novas tecnologias

Não é necessário o uso de novas tecnologias, pois pode ser aplicada por processos simples, no caso de ser empregada em pequenas propriedades. Há equipamentos de última tecnologia que podem facilitar a implementação do conceito, mas eles não são essenciais. 

Os agricultores e especialistas no assunto devem ser capazes de processar os dados de sua propriedade, interpretando-os e aplicando as técnicas mais indicadas. A simplicidade é tanta que os próprios produtores podem processar os dados de suas terras.

A identificação de quais locais são mais úmidos, a avaliação de uma determinada parte da lavoura que produz mais que as outras e a diferença de cores, por exemplo, são informações fundamentais a serem analisadas. O uso de tecnologias, como as imagens por satélite, facilita o trabalho dos produtos, mas não excluem a aplicação da agricultura de precisão em propriedades que não podem realizar tal investimento.

Contudo, é importante destacar o benefício que o uso da tecnologia pode trazer para o seu negócio. O armazenamento de informações, como os dados meteorológicos ou as informações sobre o solo, poderá ser realizado com maior segurança. 

O sistema é benéfico somente para algumas culturas

Como pôde ser observado nos tópicos anteriores, a agricultura de precisão pode ser utilizada em qualquer propriedade e em qualquer tipo de cultura. Todo tipo de plantio que conte com variáveis como clima, solo e tantas outras pode se beneficiar de sua aplicação. 

Todas as propriedades devem investir na agricultura de precisão

A aplicação da técnica dependerá diretamente do processamento de dados de cada propriedade. A diferença encontrada nas áreas produtivas serão proporcionais ao potencial de uso desse recurso. Em algumas propriedades, é possível encontrar diferenças mínimas. Nesse caso, vale a pena contar com a agricultura convencional, tratando a terra uniformemente. A agricultura de precisão traria poucos resultados, não fazendo o investimento valer a pena.

A aplicação desses conceitos e práticas depende de algumas características da propriedade. Caso seja válido contar com esse recurso, é importante deixar claro que o investimento é extremamente válido e os benefícios serão iminentes.

E aí, gostou do nosso artigo? Você já conhecia o conceito de agricultura de precisão? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Copyright 2021 Ecco Soluções | Todos os Direitos Reservados
crosschevron-down
COMPARAR PRODUTOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram